Powered By Blogger

sábado, 12 de junho de 2010

Praia do Futuro e seus perigos

Há cinco dias em Fortaleza, até hoje tinha feito trajetos de turista. Pela manhã resolvemos, eu e a irmã, nos aventurar na praia do povo daqui, a praia do Futuro. A única praia ainda não poluída que fica no município. Linda! Uma imensidão de areia plana, o mar limpo, limpo. Um sol de rachar. Nesta terra tem inverno não! nem nuvem!
A beleza logo nos deu ânimo de caminhar e a vontade era de ir até o horizonte ou além dele. Na barraca de água de coco paramos. A irmã puxou a cãmera e registrou o momento. Imediatamente o vendedor nos alertou:
_ Vocês estão caminhando? Tirem o cordão de ouro, escondam a câmera. Aqui tem muito assalto! Eles vêm de dois , um empurra e outro leva.
Eu já me preparava para voltar correndo à segurança virtual da multidão na barraca. Minha irmã, que acredita no ser humano, resistiu:
_ Meu cordão é muito fininho, ninguém vê. Vamos ficar mais perto do grupo.
E tome a demorar ali, com a Câmera na mão , o cordão no pescoço, a bolsa aberta.
Da barraca sai uma mulher que vai para o mar. Na volta, ela para perto de nós, olha minha irmã e diz:
_ Você tá caminhando de cordão? Tire! Muito cuidado, melhor sentar na barraca. e fique de olho nos meninos que vêm em dupla.
Protestos veementes da irmã, eu dei uma de xerife , tirei-lhe o cordão, guardei a câmera na bolsa e mandei um meia volta volver.E ela reclamando, se é pra ter medo, melhor ir embora. Então vamos. mas o sol tá lindo, a praia boa, vamos para a barraca.
Sentadas na barraca ela começa a dar uma de turista típica: compra uma lagosta de ambulante, abre a bolsa, põe a carteira sobre a mesa. Compra um DVD pirata, castanha do Pará. Percebo uma movimentação em torno de nós duas. Pronto! Viramos o centro das atenções. Dos ambulantes, dos pivetinhos e, felizmente, dos seguranças.Que, gentilmente me dizem que as barracas têm no alto um armário com chave.
Bem, a praia para mim acabou. Mas não para ela. Que ainda comeu caranguejo, comprou uma escultura de madeira. Pelo menos o dinheiro acabou logo.
Só então eu pude descansar! Eu e o anjo da guarda dela que hoje suou muito com os perigos da Praia do Futuro. Tão bonita e tão desrespeitada!

Um comentário:

  1. Oi Delnia. Pude verificar essa insegurança em Fortaleza nas duas vezes que estive lá. Felizmente existem muitas pessoas solidárias lá para nos alertar. Fortaleza tem muita pobreza, muitos marginais, muita prostituição..., problemas comuns em grandes cidades. Não que isso seja aceitável, é bom ressaltar. O Ceará tem lugares lindos e agradáveis. Quem for pra lá não precisa conhecer Fortaleza, pois não tem quase nada de bom ao meu ver. Sugiro Canoa Quebrada, Beberibe, Aquiraz, Trairi, Jericoacoara... Bj

    ResponderExcluir